O transtorno de personalidade se caracteriza por comportamentos e formas de pensar diferentes do padrão da sociedade. Quando há uma suspeita generalizada e desconfiança em relação as outras pessoas, é chamado de transtorno de personalidade paranoide.
Você já ouviu falar nessa condição? Sabe como ela é causada? Sabe como identificá-la? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A segui, responderemos a essas e outras dúvidas.
O que é o transtorno de personalidade paranoide?
Trata-se de uma desordem de saúde mental que se caracteriza pela paranoia persistente e constante desconfiança e suspeita de outras pessoas. Os portadores da condição sempre interpretam as intenções de terceiros como maldosas.
Ainda, o transtorno de personalidade paranoide costuma se desenvolver na idade adulta, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Em função dessa falta de confiança exacerbada, o indivíduo enfrenta dificuldades para desenvolver e manter relações sociais.
Quais são as causas?
Ainda não se sabe a causa exata deste transtorno. No entanto, existem indícios de que está diretamente ligado a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Além disso, pode estar associado aos quadros de depressão, agorafobia, tendências suicidas, transtorno de Borderline, narcisismo e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Quais as características mais comuns dos pacientes?
O transtorno de personalidade paranoide é marcado pela total desconfiança que o paciente tem em relação às intenções dos outros. Para ele, as pessoas estão constantemente buscando maneiras de prejudicar, explorar ou enganá-los, mesmo que não haja evidências que comprovam essas suspeitas.
Em função disso, estão sempre em estado de vigilância, atentos a potenciais ameaças e ofensas de terceiros. Assim, também estão constantemente observando as pessoas a fim de encontrar indícios para suas suspeitas. Outras características comuns são:
- preocupação com dúvidas acerca da lealdade ou confiabilidade de amigos, ou colegas;
- dificilmente compartilham informações suas com terceiros, com medo de que sejam usadas contra si;
- buscam interpretações ocultas, de caráter humilhante ou ameaçador em observações, ou acontecimentos benignos;
- guardam rancor com facilidade;
- encontram ataques e ofensas em situações normais, que não são visíveis pelos outros;
- estão sempre duvidando da fidelidade do seu parceiro.
Como é o tratamento do transtorno de personalidade paranoide?
Assim como outros transtornos de personalidade, a melhor forma de tratar o transtorno paranoide é por meio da psicoterapia, especificamente através da terapia cognitivo-comportamental.
Ainda, em função da constante desconfiança, o profissional de saúde encontra dificuldades para estabelecer um relacionamento com o paciente. Por isso, o médico tenta reconhecer as suspeitas levantadas por ele, com o intuito de se aproximar.
Ademais, podem ser prescritos medicamentos que ajudam a controlar sintomas específicos. Porém, mesmo que contribua para uma melhora no quadro do paciente, nenhum tratamento para o transtorno de personalidade paranoide é, de fato, eficaz.
Enfim, o tratamento do transtorno de personalidade paranoide é um desafio para os profissionais de saúde. Da mesma forma, lidar com essa condição não é fácil para os familiares, mas, é de extrema importância que o paciente tenha o apoio deles.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!