transtorno de personalidade paranoide

Características do transtorno de personalidade paranoide

O transtorno de personalidade se caracteriza por comportamentos e formas de pensar diferentes do padrão da sociedade. Quando há uma suspeita generalizada e desconfiança em relação as outras pessoas, é chamado de transtorno de personalidade paranoide.

Você já ouviu falar nessa condição? Sabe como ela é causada? Sabe como identificá-la? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A segui, responderemos a essas e outras dúvidas.

O que é o transtorno de personalidade paranoide?

Trata-se de uma desordem de saúde mental que se caracteriza pela paranoia persistente e constante desconfiança e suspeita de outras pessoas. Os portadores da condição sempre interpretam as intenções de terceiros como maldosas.

Ainda, o transtorno de personalidade paranoide costuma se desenvolver na idade adulta, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Em função dessa falta de confiança exacerbada, o indivíduo enfrenta dificuldades para desenvolver e manter relações sociais.

Quais são as causas?

Ainda não se sabe a causa exata deste transtorno. No entanto, existem indícios de que está diretamente ligado a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Além disso, pode estar associado aos quadros de depressão, agorafobia, tendências suicidas, transtorno de Borderline, narcisismo e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Quais as características mais comuns dos pacientes?

O transtorno de personalidade paranoide é marcado pela total desconfiança que o paciente tem em relação às intenções dos outros. Para ele, as pessoas estão constantemente buscando maneiras de prejudicar, explorar ou enganá-los, mesmo que não haja evidências que comprovam essas suspeitas.

Em função disso, estão sempre em estado de vigilância, atentos a potenciais ameaças e ofensas de terceiros. Assim, também estão constantemente observando as pessoas a fim de encontrar indícios para suas suspeitas. Outras características comuns são:

  • preocupação com dúvidas acerca da lealdade ou confiabilidade de amigos, ou colegas;
  • dificilmente compartilham informações suas com terceiros, com medo de que sejam usadas contra si;
  • buscam interpretações ocultas, de caráter humilhante ou ameaçador em observações, ou acontecimentos benignos;
  • guardam rancor com facilidade;
  • encontram ataques e ofensas em situações normais, que não são visíveis pelos outros;
  • estão sempre duvidando da fidelidade do seu parceiro.

Como é o tratamento do transtorno de personalidade paranoide?

Assim como outros transtornos de personalidade, a melhor forma de tratar o transtorno paranoide é por meio da psicoterapia, especificamente através da terapia cognitivo-comportamental.

Ainda, em função da constante desconfiança, o profissional de saúde encontra dificuldades para estabelecer um relacionamento com o paciente. Por isso, o médico tenta reconhecer as suspeitas levantadas por ele, com o intuito de se aproximar.

Ademais, podem ser prescritos medicamentos que ajudam a controlar sintomas específicos. Porém, mesmo que contribua para uma melhora no quadro do paciente, nenhum tratamento para o transtorno de personalidade paranoide é, de fato, eficaz.

Enfim, o tratamento do transtorno de personalidade paranoide é um desafio para os profissionais de saúde. Da mesma forma, lidar com essa condição não é fácil para os familiares, mas, é de extrema importância que o paciente tenha o apoio deles.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp