crise de ansiedade

7 Maneiras de Acalmar-se Durante a Crise de Ansiedade

Enfrentar uma crise de ansiedade não é uma tarefa fácil e pode ser extremamente amedrontador. Quem lida com essa situação de forma constante, precisa conhecer mecanismos para aliviar os sintomas e manter-se calmo.

Neste sentido, preparamos este post para listar as principais maneiras para controlar esse sentimento e ter uma melhor qualidade de vida.

Como se acalmar diante de uma crise de ansiedade?

1) Tire o foco do problema

Geralmente, as crises de ansiedade se intensificam porque o indivíduo entra em um círculo vicioso, a cada vez que ele pensa sobre o problema, o sentimento piora. Por isso, é fundamental desviar a atenção do problema e focar em outra atividade, como a respiração.

2) Controle a respiração

Durante uma crise, é assustador lidar com a aceleração dos batimentos cardíacos, a sudorese e o pânico. Em consequência disso, é comum que percamos o controle da respiração, causando assim uma hiperventilação.

Ainda, para evitar essa condição, é essencial focar na inspiração e na expiração, fazendo com que cada uma dessas etapas seja lenta e profunda. Assim, é possível reduzir o estresse e aumentar a entrada de oxigênio no cérebro, o que diminui a sensação de asfixia.

3) Relaxar durante uma crise de ansiedade?

Sim! O relaxamento muscular  é a etapa seguinte ao controle respiratório. Quando há um excesso de ansiedade, há uma tendência para a contração dos músculos, o que traz mais desconforto e dor.

Então, inspire, expire, relaxe a cabeça, o pescoço e prossiga para as partes do corpo mais afetadas pela crise.

4) Tenha uma distração

Um indivíduo ansioso costuma se afundar em pensamentos negativos e preocupações exageradas com o futuro, o que promove uma descarga de adrenalina e, consequentemente, o sistema nervoso deixa a mente alerta.

Ainda, para aliviar a crise, é necessário buscar distrações. Então, procure um amigo para conversar, cante uma música, recite um poema, escreva algo, etc. Enfim, o importante é esquecer os pensamentos turbulentos.

5) Faça uma atividade física

Nosso corpo foi criado para ficar em movimento. Por isso, quando nos exercitamos conseguimos controlar as crises de ansiedade, pois o organismo libera os chamados hormônios da felicidade que promovem a sensação de bem-estar.

Portanto, se perceber que está passando por uma crise e já tentou realizar as ações anteriores citadas neste texto, tente fazer algum tipo de exercício físico.

6) Organize o seu dia

Organização é a palavra-chave tanto para evitar a ansiedade quanto para controlá-la. Quando planejamos o dia com antecedência, reduzimos as chances de imprevistos. Então, planeje e anote todas as tarefas do dia e os horários em que serão realizadas.

Porém, é importante saber que é uma tarefa impossível evitar a imprevisibilidade. Assim, quando ela ocorrer, não se desespere. Aceite os imprevistos e entenda que eles fazem parte do seu dia a dia.

7) Experimente a meditação ou outras terapias

A meditação é uma das formas mais eficazes de controlar a ansiedade. A partir do controle da respiração e da promoção do autoconhecimento, fica mais fácil lidar com as crises. Contudo, caso você não goste desta prática, existem outras alternativas.

A ioga, acupuntura, aromaterapia, musicoterapia e quiropraxia são técnicas que promovem o relaxamento da mente e do corpo, contribuindo para contornar o problema.

Portanto, se você leu este post até o fim e está disposto a seguir estas dicas, são grandes as chances de identificar e sair rapidamente de uma crise de ansiedade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

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