depressão

Como ajudar uma pessoa com depressão?

A depressão é uma doença muito complexa e grave, contudo, ela é tratável. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, as estimativas apontam que, em todo o mundo, cerca de 120 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com essa enfermidade.

Entretanto, é preciso ressaltar que essa condição pode afetar pessoas de todas as idades. Seus efeitos negativos são percebidos em várias esferas da vida, como a pessoal, profissional e social.

Sem dúvidas, não é fácil lidar com a depressão, seja de um familiar ou amigo. Por outro lado, é possível, com cuidado e atenção, ajudar as pessoas que estão tendo problemas.

Dicas de como ajudar uma pessoa com depressão

Nos próximos tópicos, separamos algumas recomendações para ajudar você a dar suporte e apoio a uma pessoa que sofre com depressão. Acompanhe!

Aprenda sobre a depressão

Antes de tudo, é preciso aprender sobre a doença. Muitas vezes, quem quer ajudar pode acabar piorando a situação da pessoa afetada por não saber exatamente o que está fazendo. A intenção é boa, mas os caminhos é que podem ser equivocados.

Por isso, se você pretende ajudar uma pessoa a lidar com a depressão, procure estudar um pouco sobre assunto. Aspectos como os sintomas, formas de tratamento ou como essa doença afeta o indivíduo são muito importantes. Fazer isso ajuda a evitar mitos, conceitos errados e, principalmente, o estigma que existe em torno dessa condição.

Seja solidário

Às vezes, a coisa mais importante que podemos oferecer a uma pessoa que está enfrentando dificuldades devido a depressão é a nossa presença. Um ombro amigo e um ouvido atento podem ser fundamentais para que seu ente querido saiba que não está sozinho e que poderá contar com o seu apoio sempre que precisar.

Claro, você pode compartilhar coisas que aprendeu sobre a depressão, mas lembre-se de que o mais importante é ouvir a pessoa. Fazer com que ela entenda que você compreende que a doença não é culpa dela, que ela não é fraca, inútil ou preguiçosa, é essencial.

Não leve para o lado pessoal

Certamente, uma das coisas mais importantes para ajudar alguém que sofre com essa condição é não levar as situações para o lado pessoal. A depressão pode afetar significativamente as habilidades sociais, fazendo com que ela se afaste das outras pessoas.

Apesar de ser difícil lidar com a irritação ou o isolamento, por exemplo, lembre-se que trata-se de um indivíduo deprimido e que suas reações podem não ter nada a ver com você.

É preciso desenvolver muita paciência e compreensão, especialmente se houver um relacionamento romântico. Seu parceiro pode se afastar e mostrar grande indisposição para fazer sexo, no entanto, procure não cobrar ainda mais aumentando a pressão sobre a pessoa que já sofre com a depressão.

Incentive a busca por ajuda

De fato, você pode estar sempre do lado do indivíduo depressivo, ajudando-o da melhor forma possível a lidar com a doença. Contudo, nada substitui um tratamento adequado com o especialista.

Muitas vezes, quem está doente até se nega a procurar e receber ajuda. Nessa situação, vale a pena exercitar a paciência para continuar incentivando a consulta médica. Aliás, esse apoio é tão importante que, em boa parte dos casos, os pacientes se dispõe a ir ao consultório acompanhado de um parente ou amigo — especialmente os homens, pois geralmente apresentam menos disposição para procurar ajuda que as mulheres.

Por fim, lembre-se de cuidar de você. Afinal, para oferecer suporte a uma pessoa que sofre com a depressão, também é preciso estar bem, seja emocionalmente ou fisicamente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp