transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo

Características do transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC) é caracterizado pela necessidade excessiva controle, organização e perfeccionismo.

Embora essas sejam características similares às do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), eles são diferentes. No TOC, por mais que não haja controle, a pessoa tem consciência de que seus pensamentos são desordenados.

Por outro lado, no transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo, a pessoa não compreende que há um desequilíbrio em seu modo de pensar e acredita que suas preocupações generalizadas em relação à ordem são normais.  

Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços comportamentais e emocionais de uma pessoa são mal ajustados. 

O TPOC acomete mais homens do que mulheres e é um dos tipos mais comuns desse grupo de patologias — estimativas mostram ele acomete de 2% a 8% da população geral dos Estados Unidos.

Características do transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo

Este transtorno de personalidade se caracteriza por uma ideologia de vida extremamente rígida, controladora e perfeccionista, na qual qualquer pequena alteração de planos gera ansiedade, frustração e angústia.

O portador do TPOC é obcecado por métodos para lidar com as tarefas do dia a dia, não reconhece que possui um transtorno e sofre por antecipação devido às atividades que precisam ser desempenhadas. 

Além disso de julgar as próprias atitudes, emoções e pensamentos como normais, ele tenta mudar os outros para que se adequem aos seus rigorosos padrões.

Outras características comuns do TPOC, incluem:

  • Falta de capacidade de mostrar empatia;
  • Dedicação excessiva à produtividade em vez do lazer e dos relacionamentos pessoais — que causam sofrimento devido ao distanciamento emocional;
  • Controle extremo, típicos dos portadores.

Sintomas

Os sintomas do transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo geralmente diminuem no decorrer de um ano. Ainda não há muitas informações sobre a sua permanência a longo prazo.

Dentre os principais sintomas do TPOC, estão:

  • Perfeccionismo exagerado, que impede a pessoa de realizar ou finalizar tarefas;
  • Moderação extrema com o dinheiro;
  • Necessidade de ser excessivamente pontual;
  • Foco extremo no trabalho, acima da família e dos amigos;
  • Dificuldade em delegar tarefas às pessoas;
  • Dificuldade em desapegar de objetos de valor sentimental;
  • Preocupação com planejamento, regras, listas e organização;
  • Cumprimento rígido de códigos morais e éticos.

Pessoas com esse tipo de transtorno têm dificuldade em expressar seus sentimentos e em manter — ou até mesmo ter — qualquer tipo de relacionamento próximo.

Além disso, por serem fixados por perfeição, podem ser improdutivos na área profissional, apesar de serem muito focados no trabalho.

Diagnóstico

Para ser diagnosticado com TPOC, o paciente deve ter um padrão insistente de preocupação com a ordem, perfeccionismo e controle de si mesmo, dos outros e das situações. Ademais, deve apresentar ao menos quatro dos sintomas listados acima.

Tratamento para transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo

O TPOC tem um tratamento semelhante ao de todos os transtornos de personalidade. No entanto, o tratamento se torna mais complicado devido à rispidez, tenacidade e necessidade de controle por parte do paciente, que pode dificultar o trabalho os terapeutas.

Tratamentos como terapia psicodinâmica e terapia cognitivo-comportamental e medicamentos como os antidepressivos inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs), são os mais indicados para pacientes com transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp