depressão

7 mitos e verdades sobre a depressão

Segundo levantamentos da Organização Mundial de Saúde, cerca de 5,8% da população do Brasil sofre com algum quadro de depressão, sendo que essa taxa está acima da média global (4,4%). Com isso, os números colocam o país no topo da lista de casos entre os países da América Latina.

Mesmo considerando que essa doença tem sido motivo de muito debate e investigação, ela ainda gera muitas dúvidas, levando as pessoas a acreditarem em mitos com uma visão distorcida da condição, sobretudo devido à falta de entendimento.

Por isso, preparamos esse artigo para falar sobre mitos e verdades sobre a depressão. Continue a leitura e saiba mais!

1. Depressão não é real, é imaginação da pessoa

Mito. A depressão é uma doença do cérebro. Especialistas apontam que uma das principais causas é o desequilíbrio em tipos específicos de substâncias químicas. Doenças, eventos estressantes e até os genes podem estar por trás dessa instabilidade química.

2. Depressão é o mesmo que tristeza

Mito. A depressão é muito mais que um sentimento de tristeza, especialmente porque os indivíduos diagnosticados com a doença podem ter sintomas que perduram por semanas, meses e, em alguns casos, até anos. Além disso, envolve outros sinais, como sentimentos persistentes de raiva, irritação, culpa, inutilidade ou sensação de cansaço.

3. Há vários tipos de depressão

Fato.  Existem diversas categorias de depressão. Além disso, cada pessoa vivencia e lida com o problema de maneira diferente. Sendo assim, cada caso deve ser avaliado de forma isolada, visto que há vários fatores que podem influenciar o quadro como, por exemplo, a situação de vida, a idade e até o sexo da pessoa.

4. A doença melhora por conta própria

Mito. O que pode acontecer é a pessoa superar sozinha. Todavia, a maioria dos casos requer tratamento. Quando existe um bom acompanhamento e o indivíduo segue as orientações do especialista, quase sempre consegue ter uma vida com mais qualidade, retornando às suas atividades habituais.

Por outro lado, sem o tratamento adequado, o problema não apenas pode se estender por mais tempo, como pode ser mais intenso.

5. Pode acontecer em qualquer idade

Fato. A depressão é uma doença pouco seletiva. Isso significa que ela atinge pessoas de qualquer faixa etária, gênero, grupo econômico ou étnico.

6. A principal causa da depressão é uma situação ruim

Depende. Podemos dizer que isso é uma meia verdade. De fato, existem pessoas que desenvolvem a doença após um evento ruim ou traumático. Entretanto, outros fatores podem desencadeá-la, por exemplo, drogas, álcool, parto, medicamentos e desequilíbrio hormonal.

7. O tratamento é apenas para quem pensa em se matar

Mito. Talvez, esse seja um dos mitos mais prejudiciais em torno da depressão, pois impede ou induz a pessoa a pensar que não precisa se tratar. Muitas pessoas conseguem ter uma vida saudável sem prejuízos em sua rotina devido à ajuda dos medicamentos. É importante lembrar que, com a ajuda de um especialista, é possível melhorar o quadro e até eliminar por completo os sintomas da doença.

Claro, há muitas outras considerações importantes sobre a depressão. Portanto, se você está passando por um momento complicado ou conhece alguém que possa estar com indícios de depressão, converse com um profissional quanto antes!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Porto Alegre!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp